Vale a pena ouvir de novo: Bebel Gilberto em “Tanto Tempo”

central-da-mpb-bebel-gilberto-tanto-tempo-capa-cover

Em 2000, Bebel Gilberto lançou “Tanto Tempo”, um dos álbuns mais importantes e representativos da música brasileira na década passada, e finalmente viu sua imagem como cantora profissional ser firmada, ganhando fama internacional. O disco tem uma grande influência da Bossa Nova e também não poderia ser diferente. A cantora é filha de ninguém menos que João Gilberto e Miúcha e era um caminho mais do que natural herdar todo esse talento para a música.

O álbum foi sucesso de críticas e vendas, o que resultou em Bebel sendo alçada ao posto de cantora brasileira de grande reconhecimento nos Estados Unidos, bem mais que no Brasil. Analisando os inúmeros artistas que tentaram o famoso “american dream” – e fracassaram – a cantora é uma das poucas que conseguiu conquistar os americanos de fato. O trabalho é composto por músicas em português e também em inglês, muito bem pronunciado por sinal. Bebel é nascida nos EUA, mas cresceu no Rio de Janeiro, e talvez seja esse o segredo de ter dado tão certo na terra do Tio Sam.

No refinado repertório há canções de artistas como Chico Buarque (Samba e Amor), Gilberto Gil e João Donato (Bananeira) e Cazuza, grande amigo da cantora na juventude e também parceiro musical. Os dois assinam a música “Mais Feliz”, junto do baixista André Palmeira Cunha, mais conhecido como Dé. As faixas “Samba da Benção” (Vinícius de Moraes e Baden Powell), “So Nice” (Marcos Valle, Paulo Sérgio Valle, Norman Gimbel) e “Tanto Tempo” certamente são os grandes trunfos do álbum, onde a voz suave e cheia de bossa da cantora se encontra com arranjos extremamente sofisticadas. Três canções que facilmente ficam no repeat, sem dar sinais de exaustão. A faixa-título do álbum, inclusive, mostra o bom lado compositora da artista que também assina a linda “August Day Song” e mais três composições do repertório: “Sem Contenção”, “Alguém” e “Close Your Eyes”, que encerra o disco.

Tanto Tempo mostra que Bebel Gilberto é uma artista que merece respeito e que o Brasil tem uma ótima representante da sua cultura mundo afora. Um álbum apaixonante e que deixa o ouvido viciado em tamanho bom gosto e sofisticação.

Tagged with:

Sobre o autor

Ricardo

Respira música e faz dela a melhor opção de terapia diária. Relações Públicas e amante da MPB.

Veja Também

CONTEÚDO

ESSE SITE PUBLICA MUITOS
CONTEÚDOS QUE JÁ FORAM
REPRODUZIDOS NA INTERNET
E OS DEVIDOS CRÉDITOS SÃO
ESPECIFICADOS QUANDO
NECESSÁRIO, COMO NO CASO
DE IMAGENS.

ASSIM COMO A REPRODUÇÃO
DO NOSSO CONTEÚDO
AUTORAL POR OUTROS
SITES DEVE SER FEITA COM
A INDICAÇÃO DO NOME
DO AUTOR INICIAL.

CASO ALGUM DESSES
CONTEÚDOS SEJA DE SUA
AUTORIA, SOLICITE,
ATRAVÉS DO NOSSO
CONTATO, A INCLUSÃO DOS
CRÉDITOS OU RETIRADA
IMEDIATA DO MESMO.

OBRIGADO POR NOS VISITAR
E VOLTE SEMPRE!

Twitter da Central

YOUTUBE