Resenha: Maria Bethânia – “Bethânia e as Palavras” (BH – 30.08.2016)

central-da-mpb-recital-maria-bethania-e-as-palavras-foto-luciana-loura-23

Fotos: Luciana Loura

Maria Bethânia no palco é uma força inexplicável. Uma artista que pode fazer qualquer coisa, falar qualquer coisa, cantar qualquer coisa e ainda assim ter a plateia aos seus pés. A cantora trouxe mais uma vez a Belo Horizonte, no Sesc Palladium, o seu belíssimo recital “Bethânia e as Palavras”, espetáculo que mistura música e poesia de uma forma que só ela sabe fazer.

Em cena, Bethânia traz uma antologia de poesias das quais  se identifica e dizem muito sobre a sua personalidade e vivências. É impressionante a sua habilidade de comover ao apresentar tais textos. Mesmo aqueles que pouco se interessam pelo gênero acabam se rendendo. Maria tem alma literária e o seu lado atriz aflora a cada palavra que ela solta com perfeição. O mesmo acontece nas músicas que são emendadas estrategicamente a cada texto, sendo entoadas a capela ou com o auxílio de  Paulinho Dafilin (violões) e Carlos César (percussão), instrumentistas que entram em sintonia com a artista o tempo todo e dão ainda mais vida ao recital. No palco são só eles: uma voz, vários poemas e dois músicos. E não precisa de mais nada. Parafernálias visuais pouco importariam em um espetáculo onde a voz de Bethânia atinge o ápice da emoção e provoca arrepios na espinha.

O universo poético da artista promove um encontro de nomes como Guimarães Rosa, Carlos Drummond de Andrade, Wally Salomão, Mia Couto, José Craveirinha, Caetano Veloso, Chico César, Tom Jobim, Roque Ferreira, Luiz Gonzaga, entre vários outros. Todos ali, juntos, com o mesmo propósito de exalar poesia da mais alta qualidade. Dos pontos altos da noite se destacam os intensos números musicais de “ABC do Sertão”, “Estado de Poesia” e “Romaria”, que arrancaram aplausos acalorados do público. O repertório também contou com canções como “Mandingo”, “Oração ao Tempo”, “Marinheiro Só”, “Lamento Sertanejo’, “Reconvexo” e poemas como  “Água e Mágoas do Rio São Francisco”, “Ladainha de Santo Amaro”, “Identidade” e uma citação sobre Diadorim do “Grande Sertão Veredas”.

central-da-mpb-recital-maria-bethania-e-as-palavras-foto-luciana-loura-22

A cantora ainda relembrou sua participação em um evento realizado pelo Vaticano neste ano, na cidade do Rio de Janeiro, que promoveu um encontro de misturas de religiões e seus representantes. Encantada com a experiência, Bethânia foi mais a fundo no universo de figuras religiosas e achou um lindo texto sobre Nossa Senhora  – da qual tem devoção – e resolveu incluí-lo na apresentação da capital mineira.

Mas o momento arrebatador da noite ficou por conta da leitura de trechos do poema “Ciclo”, de Nestor de Oliveira, um professor que Maria teve quando jovem. Foi ele o responsável pela introdução e estimulo da poesia na vida da artista. Agradecida, Bethânia fez questão de exaltar a realidade de se poder ter um bom e pleno ensino nas escolas públicas. E ainda relembrou, orgulhosa, que graças a esse ensino ela teve conquistas valiosas e a mais recente delas foi inaugurar a Bienal do Livro de São Paulo neste ano. A Maricotinha vinda da cidade de Santo Amaro cresceu e foi longe. E para surpresa e delírio do público, ela completou a sua fala dando um beijinho no ombro, fazendo referência ao famoso hit da funkeira Valesca, como um gesto de vitória para os incrédulos.

Bethânia e as Palavras promove uma intensa viagem pelo universo da poesia, em um mergulho que sensibiliza, emociona e arrepia. Maria Bethânia entra em cena com o respeito do seu público antes mesmo de abrir a boca e sai dela causando impacto estrondoso. Mérito de puro talento. Mérito das escolas públicas.

>> Confira mais fotos da apresentação aqui.

Tagged with:

Sobre o autor

Central

Respira música e faz dela a melhor opção de terapia diária. Amante da MPB.

Veja Também

CONTEÚDO

ESSE SITE PUBLICA MUITOS
CONTEÚDOS QUE JÁ FORAM
REPRODUZIDOS NA INTERNET
E OS DEVIDOS CRÉDITOS SÃO
ESPECIFICADOS QUANDO
NECESSÁRIO, COMO NO CASO
DE IMAGENS.

ASSIM COMO A REPRODUÇÃO
DO NOSSO CONTEÚDO
AUTORAL POR OUTROS
SITES DEVE SER FEITA COM
A INDICAÇÃO DO NOME
DO AUTOR INICIAL.

CASO ALGUM DESSES
CONTEÚDOS SEJA DE SUA
AUTORIA, SOLICITE,
ATRAVÉS DO NOSSO
CONTATO, A INCLUSÃO DOS
CRÉDITOS OU RETIRADA
IMEDIATA DO MESMO.

OBRIGADO POR NOS VISITAR
E VOLTE SEMPRE!

Twitter da Central

YOUTUBE