Perfil: Anna Ratto

central-da-mpb-anna-ratto-ao-vivo-dvd-paprica-fotografia-3 - Cópia

Anna Luisa Soares Rodrigues da Cunha Ratto, mais conhecida como Anna Ratto, é uma das ótimas cantoras que compõem a nova safra da MPB. A voz doce e afinada da intérprete encanta um público ainda pequeno, mas fiel e espalhado por todos os cantos do país. E com tanto talento no currículo, a cantora certamente ainda levantará voos mais altos em sua carreira.

Natural do Rio de Janeiro, Anna começou a se destacar sobre a identidade de “Anna Luisa”, mas um problema de registro de nome artístico a impossibilitou de continuar com o segundo nome. Uma outra cantora acabou se registrando primeiro, o que automaticamente proibiu Anna de usá-lo. Foi aí que ela renasceu com o sobrenome Ratto, o que deu uma força a mais e diferenciação à sua “marca”. Apesar de ser carioca, Anna usa muito dos ritmos nordestinos, como a ciranda, para compor suas músicas. Guitarras também têm presença forte nos arranjos, dando um ar diferente e rock n’ roll em alguns momentos.

A cantora já gravou três álbuns bem elogiados pela crítica. O primeiro, intitulado “Do Zero”, tem produção de Rodrigo Vidal e conta com participação de Pedro Luís, cantando a música tema do álbum e também assinando a composição em parceria com Seu Jorge. Canções de compositores prestigiados como Rodrigo Maranhão e Rodrigo Amarante também somam na formação do repertório do álbum. Vale a pena dar uma boa atenção para as músicas “O osso”, “Do Zero”, “Serena” e “Um par”, essa última é um ótimo cover, em versão samba, da canção da banda Los Hermanos.

O segundo disco, “Girando” traz Anna mais madura e com mais compositores de peso em seu repertório. Dessa vez, nomes como Roberto e Erasmo Carlos, Gilberto Gil e Edu Lobo figuram no álbum e assinam, respectivamente, as canções “Cachaça Mecânica”, “Parabolicamará” e “No Cordão da Saideira”. Outras canções como “Tonta” e “Seu Moço” também dão frescor ao álbum.

O terceiro trabalho foi lançado em abril de 2012 e leva seu nome no título. Comparado aos outros dois álbuns, o disco literalmente fica na posição de terceiro lugar, mas não decepciona. Provavelmente foi um álbum composto sem grandes pretensões comerciais, mas sim com o foco em retratar a artista Anna Ratto em mais detalhes – composições, personalidade e estilo próprio – mesmo que em tempo curto, já que o CD só tem 9 canções. Amor e um pouco de dor compõem algumas faixas, mas alegria, festa e diversão também são elementos que dividem espaço no disco. Destaque para “Seja lá como for”, “Não era mais” e “Frevo (Pecadinho)”.

Já 2015 ficou marcado pelo lançamento do seu primeiro registro audiovisual. A cantora divulgou recentemente o DVD e CD “Anna Ratto Ao Vivo” que comemora seus 10 anos de carreira e faz um resgate de vários momentos da sua trajetória com canções de todos os álbuns. O show ainda conta com as participações dos cantores Erasmo Carlos e Lucas Vasconcelos. A direção artística ficou por conta da cantora Roberta Sá, que é amiga de Anna há muitos anos. Inclusive, as duas gravaram um dueto e clipe especialmente para os extras do DVD com a canção inédita “Nem Sequer Dormi”.

Conheça um pouco mais sobre a cantora e seus trabalhos:

Fotos: Alice Venturi, Carina Storelly, Páprica Fotografia, Ricardo Penna, Tomaz Cavalieri.

Siga Anna Ratto em seus canais oficiais:

Instagram: https://instagram.com/annaratto/

Facebook: https://www.facebook.com/annaratto.oficial

Twitter: https://twitter.com/annaratto

Site: http://www.annaratto.com.br/

Tagged with:

Sobre o autor

Ricardo

Respira música e faz dela a melhor opção de terapia diária. Relações Públicas e amante da MPB.

Veja Também

CONTEÚDO

ESSE SITE PUBLICA MUITOS
CONTEÚDOS QUE JÁ FORAM
REPRODUZIDOS NA INTERNET
E OS DEVIDOS CRÉDITOS SÃO
ESPECIFICADOS QUANDO
NECESSÁRIO, COMO NO CASO
DE IMAGENS.

ASSIM COMO A REPRODUÇÃO
DO NOSSO CONTEÚDO
AUTORAL POR OUTROS
SITES DEVE SER FEITA COM
A INDICAÇÃO DO NOME
DO AUTOR INICIAL.

CASO ALGUM DESSES
CONTEÚDOS SEJA DE SUA
AUTORIA, SOLICITE,
ATRAVÉS DO NOSSO
CONTATO, A INCLUSÃO DOS
CRÉDITOS OU RETIRADA
IMEDIATA DO MESMO.

OBRIGADO POR NOS VISITAR
E VOLTE SEMPRE!

Twitter da Central

YOUTUBE